Sendo mais saudável em 2013!

Sendo mais saudável em 2013!

Resoluções de ano novo não são ‘mania de brasileiro’. Uma pesquisa realizada por John Norcross, professor de psicologia da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que 40 a 50% dos americanos fizeram resoluções para 2013. A mesma pesquisa listou as metas mais comuns, e grande parte delas se relaciona com a saúde. Entre as dez mais comuns encontram-se perder peso, fazer exercícios, ter uma alimentação mais saudável e parar de fumar.

Porém, não é difícil prever que grande parte das resoluções acaba sendo deixada de lado rapidamente — até voltarem a ser lembradas no ano novo seguinte. Um bom modo de sair desse ciclo e evitar recaídas é maneirar nas promessas. Em vez de começar uma dieta radical impossível de ser mantida por mais de um mês, é melhor, por exemplo, começar por objetivos mais modestos, como ingerir menos gordura e açúcar. E antes de se matricular na academia por impulso, vale a pena pesquisar diferentes tipos de atividade física para escolher qual tem mais chances de ser seguida por mais tempo. Principalmente nas decisões que dizem respeito à saúde, não se deve pensar em ‘resoluções’, mas em novos hábitos. Seguem algumas dicas de como ter um estilo de vida mais saudável nesse ano de 2013:

* Parar de fumar: Largar o vício por ser feito por meio da redução progressiva ou parada abrupta. As duas técnicas são válidas, e vai de cada um escolher o que é melhor. Reduzir aos poucos a quantidade diária de cigarros tem a vantagem de impedir a manifestação dos sintomas de abstinência, porém é essencial determinar antes uma data para a parada completa. Quem prefere deixar de fumar de forma abrupta pode utilizar repositores de nicotina, sejam em forma de adesivo, chiclete ou spray.

*Deixar de ser sedentário: A ideia é se movimentar o máximo possível. Para isso, é preciso deixar um pouco de lado o elevador e a escada rolante. Quem mora ou trabalha em andares mais altos pode descer do elevador dois andares antes e continuar a subida pela escada. Na hora de estacionar o carro no shopping ou em outro estabelecimento, vale procurar a vaga mais distante da entrada.

*Emagrecer: Mudanças na alimentação devem ser combinadas com a prática de atividades físicas. Para perder peso, as atividades formais são mais indicadas, especialmente aquelas que buscam estratégias para aumentar o gasto calórico, como combinar exercícios aeróbicos com o treino localizado. Não esqueça de procurar a ajuda do seu médico, nutricionista e profissional de atividade física, nada de fazer dietas ou exercícios sem acompanhamento profissional.

*Fazer um check-up: Na série de atitudes negligenciadas pela falta de tempo, as consultas ao médico costumam estar presentes.  Diante da ocorrência de dor ou alguma queixa específica, o ideal é procurar um especialista para avaliar o problema. Porém, mesmo sem qualquer reclamação, fazer um acompanhamento médico regular ajuda a detectar prematuramente e prevenir o aparecimento de diversas doenças. Veja os exames que devem ser feitos em um check-up.

* Beber mais água: A dica é beber o suficiente para que a urina tenha aparência clara, não aquele amarelo forte. Já durante as refeições, o ideal é não ingerir nenhum tipo de líquido, pois ele causa uma dilatação do estômago, podendo fazer com que uma quantidade maior de alimentos seja ingerida.

*Reduzir o consumo de sal: O consumo excessivo de sal pode causar hipertensão, problemas renais e até cardíacos. A dica é evitar salgadinhos, embutidos e molhos enlatados, que são ricos em sódio, principal componente do sal. Não colocar o saleiro sobre a mesa durante as refeições também pode ajudar a desestimular o consumo.

 

 

*Fonte: Revista Veja

 

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